IMAGINE NOSSO LUGAR

Esse será o nosso novo espaço par celebrações, mais amplo e bem localizado. Um lugar para você construir relacionamentos e ser feliz!

Igreja Batista em Bosque do Ipê

Nasce no solo fluminense mais uma igreja Batista, que tem por objetivo viver os Propósitos de Deus em Família. Site da igreja: www.ibbipe.com.br

Seu pastor e amigo!

Viver sozinho? Deus te fez para ser feliz e como pastor, quero ajudá-lo a conhecer Jesus e a esperança que ele dá.

NOVA SÉRIE DE MENSAGENS

Será um tempo de edificação, afim caminhamos em direção as grandes realizações. Venha e traga mais UM!.

Pequenos Grupos

Você vivendo igreja de um jeito família, através de encontros semanais para edificação e cuidado mútuo. Venha ser pastoreado com amor e dedicação!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Dia do amigo ou amigo para todos os dias? (João 15: 10-17)


Esta semana, precisamente na terça-feira dia 20, comemorou-se o “Dia do Amigo”. Essa data até pouco tempo desconhecida, neste ano tomou um vulto impressionante. Muitas mensagens foram trocadas pela internet, telefonemas, além é claro das saudações pessoais. Comemorar um dia especial com pessoas especiais, é magnífico. Quem não gosta de ser lembrado? Eu recebi uma ligação de um irmão da congregação e ele disse “Pastor estou te ligando para desejar um feliz dia do amigo”, fiquei por muito feliz.
Mas, uma coisa ficou a pensar: Será que no dia seguinte, as pessoas estavam distribuindo o mesmo afeto pelo seu próximo? Receio que não. Acredito que muitas pessoas não sabem o que é ter um amigo para todos os dias, o que é bem melhor do que ter muitos amigos em um só dia.

William Shakespeare, foi muito feliz ao definir amizade, ele disse: "Bons amigos são a família que nos permitiram escolher". Penso até que ele conhecia o que a Bíblia diz a respeito da amizade verdadeira: “... existe amigo mais apegado que um irmão”. Pv. 18.24b. Verdadeiramente um amigo, sincero é um irmão, alguém que escolhemos para nossa família, alguém que ama sem obrigação, pelo simples fato de ser amigo.



Jesus nosso exemplo maior, é também o maior exemplo de amizade, como Ele mesmo definiu “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” Jo. 15.13. Podemos dizer que Jesus escolheu ser nosso amigo e fez de tudo para nos garantir esse privilégio. Ele nos convidou para ser membro de sua família (Ef. 2.19), para participar de sua herança (Gl. 4.7) e para desfrutar de uma vida eterna com ele no céu (Jo. 14.3).

Por isso celebremos essa oportunidade e vivamos como família de Deus, através do nosso AMIGO JESUS.

De seu amigo e Pastor,
José Ricardo Matos

Pastoral Publicada no dia 25/7/2010 no boletim dominical da Igreja Batista em Bosque do Ipê

terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo Verdadeiro


O MAIOR Livro do mundo traz a MAIOR história de amizade, a mais sincera e extraordinária. 

Evangelho de João 15.10-17:
10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.  16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.  17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.


Jesus escolheu ser nosso amigo e fez de tudo para nos garantir esse privilégio. Aproveite!
 
FELIZ DIA DO AMIGO!

José Ricardo Matos
Seu pastor e amigo!
20 de julho de 2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CRÔNICA DE UMA NOITE SEM LUZ



No dia 12 de julho de 2010, aconteceu algo especial, faltou energia elétrica no meu bairro. Talvez você possa estar pensando, e o que tem de especial nisso? Quero te dizer que em minha vida foi especial.

No mundo moderno que vivemos completamente dependente da tecnologia e consequentemente da energia elétrica, quando estamos sem, percebemos uma frustração generalizada. Muitos reclamam porque não poderão assistir o capítulo da novela, outros porque vão perder o Jornal Nacional, as crianças, adolescentes e até alguns adultos, reclamam de não poder ligar o videogame. Essa falta de energia vem nos apresentar um grande problema na família, a falta de entrosamento. Parece que eles não sabem mais ficar juntos, apenas para compartilhar de uma conversa, fazer um culto doméstico e demonstrarem afeto entre si.

Queria que refletisse sobre a seguinte pergunta: Quanto tempo você consegue ficar com sua família sem TV, Videogame e Rádio?

Quando digo que para minha vida o “apagão” foi uma benção, é porque aproveitamos o momento para fazer um “Culto Familiar”, também conhecido como “Culto Doméstico”. Momento em que juntos (Sara e Eu), oramos, cantamos e lemos a Palavra de Deus.

“Agora temam o SENHOR e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao SENHOR. Se, porém, não lhes agrada servir ao SENHOR, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família servi­remos ao SENHOR.”
Josué 24.14-15
Conta à história que na Groelândia, havia um interessante costume praticado toda vez que um estranho batia à porta de alguém. O dono da casa perguntaria naturalmente: “Quem é?” O estranho responderia: “Deus está em sua casa?” Se a resposta fosse “sim”, o estranho poderia entrar na casa.

Se alguém viesse à sua casa hoje e lhe fizesse essa mesma pergunta, o que você diria? Deus está em sua casa? Ele é a vida e a respiração de sua família? Deus é precioso para todos de sua casa? O nome de Jesus é exaltado em seu lar?

Josué estava disposto a adorar a Deus em família, ele estava rompendo com toda a tradição de pecado do povo e consagrando sua vida e família ao Senhor. Precisamos fazer do momento em família um momento em que Deus esteja presente em nossas vidas. E uma das formas de fazer isto é através do “Culto Familiar”.

O autor americano Jerry Marcellino, escreveu um livro sobre esse assunto, e o título reflete bem o que o “Culto Familiar” deve representar na vida do cristão: “Redescobrindo o Tesouro Perdido do Culto Familiar”. Esse momento é realmente um TESOURO para os que o descobrem.

Recomendo a leitura desse livro, que não apenas nos fornece uma visão que nos constrange a restaurar o culto familiar em nosso meio, como também no traz uma série de sugestões práticas a respeito de como realizá-lo no contexto de nossa vida tão atarefada.

Que não seja preciso um “apagão” elétrico para que você saia do “apagão espiritual”, pois esse mata.

Deus abençoe as famílias!
José Ricardo Matos

COMPLETANDO NOSSOS PROJETOS


 “Mantenha o olhar fixo no que está adiante de você" - Salmos 4.25 - NVI

Texto Base: Neemias 4.1-14, 6.15-16

Fico surpreso com a velocidade com que os dias estão passando, a forma com que temos vivido, a velocidade com que a informação chega a todos os cantos e de todos os cantos do mundo, parece acelerar nossos dias. Já estamos na metade do ano de 2010, e por certo muitos ainda não chegaram à metade de tudo o que planejou fazer neste ano.
Muitos chegam à metade do ano e já estão desistindo de seus projetos, aqueles, que de forma entusiasmada, planejaram e começaram a executar em janeiro deste ano. Impressiona a quantidade de sonhos que são abandonados após certo tempo de trabalho. Quando andamos em nossa cidade, encontramos prédios em construção que foram abandonados, casas que estão inacabadas, pátios cheios de carros que foram deixados nos depósitos do DETRAN e muitas outras mostras de que o homem abandona seus projetos e com isso assumem o prejuízo.

A Bíblia, nossa fonte inesgotável de conselhos para viver neste mundo, nos dá conselhos sobre esse problema. No livro de Neemias, encontramos a história de um projeto que foi realizado em 52 dias, teve início, meio e fim, como todo projeto foi feito por pessoas como eu e você e tem tudo para nos ensinar a levar nossos projetos até a sua plena realização.

Vamos, apenas como ilustração, comparar os 52 dias que Neemias levou para reconstruir os muros, com as 52 semanas que tem o ano. Assim, podemos pensar que o texto lido, fazia referência a metade da reconstrução, 26 dias e nós já estamos com 26 semanas completas, mais ainda temos outras 26 semanas para concluir aquilo que no nosso coração sonhamos e começamos a realizar, a despeito de toda oposição que no início do ano disse que não conseguiríamos, ou que era loucura.


QUANDO DECIDIMOS EXECUTAR NOSSOS PROJETOS, O QUE ACONTECE?

1.       A OPOSIÇÃO FICAR MAIOR.
No início da obra (v.1), vemos que Sambalate fica furioso com o início da recosntrução, ou seja, Neemias e o povo não deu ideia ao que ele tinha falado e começa construção. Na metade da construção (v.7), vemos que a oposição está maior do que no início do projeto. Agora não só Sambalate está fazendo oposição, mais também Tobias, os árabes, os amonitas e os homens de Asdode. Quero destacar aqui os “homens de Asdode”, pessoas cruéis que estava agora engajada com os outros opositores, contra a realização do projeto que Deus colocará no coração de Neemias.

Nós também, no início do ano, ouvimos todo tipo de oposição, sempre tem o que chamamos de “do contra”. Mas, você ignorou esses comentários pessimistas e seguiu em frente, e agora, na metade do ano, percebe que eles ainda não desistiram de tentar te desanimar e te parar, e pior, se juntaram a outros que também tentam te parar. Neemias enfrentou essa mesma realidade e venceu, fique firme e também vencerá!

2.       A OPOSIÇÃO SE TORNA FÍSICA.
Além dos novos aliados de Sambalate, Neemias agora percebe que o que antes estava só em palavras, se torna físico. Diz o texto que “Todos juntos planejaram atacar Jerusalém e causar confusão” (v.8). Agora não é mais oposição no campo das ideias, eles estava fazendo de tudo para atrapalhar mesmo. Exatamente como as pessoas que fazem oposição pesada contra você, planejam o mal, e o executam. Te caluniam, cria dificuldade para que você possa desistir do que está fazendo e de forma física, declaram guerra a você. Esta também foi uma realidade enfrentada por Neemias, e ele ultrapassou todas as barreiras levantadas por seus opositores e com você não será diferente.

3.       A OPOSIÇÃO GERA MAIOR CARGA DE TRABALHO.
A consequência de uma oposição intensa como a que Neemias enfrentou e também como as que se apresentam a todos que desejam realizar seus sonhos, é uma maior carga de trabalho.
Vejamos o que diz o texto “Mas nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para proteger-nos deles.” (v.9)
O trabalho que antes era realizado, agora é intensificado pela necessidade se montar aguarda de dia e de noite. Tudo fica mais difícil!
Você pensou que é só com você que isso acontece? Neemias também precisou ficar vigilante e o trabalho não parava e aumentar. Mais isso não deteu ele, e não vai parar você também.


4.       NO CAMINHO ENCONTRAMOS CANSAÇO.
Claro que tem um preço tudo isso, (+ oposição + Trabalho = Cansaço). É inevitável, cruzar com o cansaço ao longo de nosso projeto.
Diz o texto: “Enquanto isso, o povo de Judá come­çou a dizer: “Os trabalhadores já não têm mais forças e ainda há muito entulho.” (v.10a)
É como um corredor que com determinado tempo de corrida começa a sentir uma dor no abdome e parece que essa dor vai esmagá-lo, mais se ele não se entregar, sua respiração vai normalizar e ele vai continuar a corrida se o inconveniente desta dor. Neemias não parou por causa do cansaço, e você? Quer parar ou continuar?

5.       O PROJETO COMEÇA PARECER IMPOSSÍVEL.
No início de tudo, olhamos e o projeto é possível, mais na metade da jornada ele se mostra impossível, justamente por causa do cansaço e dos incansáveis opositores.
O texto nos mostra que o cansaço está mudando a opinião dos trabalhadores agora ele dizem: “Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro.” (v.10b)
Estão exaustos e o trabalho agora é visto com as lentes da impossibilidade.

É assim que você está se sentido nesse momento? No sétimo mês do ano de 2010, você está achando impossível concluir o que planejou lá no início e que começou a executar com dedicação e fé, mais agora está desanimado? Quero te dizer que há esperança para você!


O QUE PRECISA PARA CONTINUAR E NÃO DESISITIR?

1.       FAZER UMA INSPEÇÃO NO PROJETO E AVALIAR OS PONTOS FRACOS.
Nos versos 12, 13 e 14, lemos que Neemias faz uma inspeção e monta uma estratégia para cobrir as partes mais baixas do muro. Ele avalia seu projeto e faz as adaptações necessárias para compensar os problemas enfrentados. AVALIAR é uma palavra que você precisa colocar no seu vocabulário, sem avaliação você não suportará até o fim, não evitará tragédias e consequentemente não terá sucesso, mais com avaliação, você estará apto para continuar no caminho do sucesso, mondando suas estratégias e vencendo os desafios, e até mesmo tirando benefícios deles.

2.       NÃO DEIXAR-SE DOMINAR PELO MEDO.
A realidade inspirava cuidado, mais o que Neemias sugere aos seus líderes e a todo o povo é que “Não tenham medo deles” (v.14b). O Medo paralisa e nós precisamos lutar contra ele.  A Bíblia nos ensina que a arma para vencer o medo é o amor (1 João 4.18).

3.       VOLTAR-SE PARA DEUS, QUE É NOSSA GARANTIA.
O Apóstolo Paulo ao falar de seus opositores e também de sua fraqueza disse: “Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.” (2 Coríntios 12.10). É no momento que descobrimos que “Por nós mesmos não conseguiremos reconstruir o muro.” (v.10b), que precisamos urgentemente rememorar a fidelidade do nosso Deus, Neemias disse ao povo: “Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível” (v.14). Olhar para o nosso Deus e saber “Nosso Deus lutará por nós!”(v.20)

4.       LUTAR POR SEU PRÓXIMO.
Quando estamos na guerra, o que mais aparece é o individualismo, é cada um por sí. Neemias exorta o povo a fazer diferente, ele diz: “lutem por seus irmãos”(v.14). Como Deus prendemos que precisamos amar o nosso próximo na medida com que desejamos para nós, ou seja, lutar por eles assim como desejamos que lutem por nós. E ao projetar nossos sonhos, precisamos ter convicção de que eles serão benção na vida do nosso próximo, lembrando que nossa vida em tudo deve Honra e Glória ao nosso Deus, afinal somos testemunhas dEle. Seus sonhos valorizam os outros? Ou só você é abençoado? Lutem por seu próximo e Deus lutará por você!

5.       LUTAR POR SUA CASA (VOCÊ E FAMÍLIA).
Neemias também os incentiva a lutarem por suas casas, o que inclui o indivíduo e sua família, ou seja, todo o ser. Suas realizações pessoais, seu casamento, seus filhos, e tudo o que é importante para eles. Você está lutando por tudo isso? Ou seus sonhos são egoístas? Que te dizer que se seus sonhos alcançam todos esses aspectos, Deus se agrada dEle e lutará por você.

Você pode desistir agora e abrir mão de tudo o que já fez, ou pode seguir em frente e concluir seu projeto. O que pretende fazer?

No caso de Neemias, ele escolheu continuar e diz a Bíblia no capítulo 6 versos 15 e 16: O muro ficou pronto no vigésimo quinto dia de elul, em cinqüenta e dois dias. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todas as nações vizinhas ficaram atemorizadas e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executa­da com a ajuda de nosso Deus.”

Deus honrou Neemias e todos os seus opositores concluíram que tudo tinha sido realizado com a ajuda de Deus.

Sua carga está pesada, você concluiu que sozinho não conseguirá realizar? Deus quer te ajudar e fazer da sua vida e dos seus sonhos, uma testemunho da Sua Graça e Poder.

Deixe Ele administrar sua vida, pare de lutar sozinho, Ele quer ser sua garantia de vitória.

“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” – Salmo 37.5


Em Cristo,
José Ricardo Matos
Seu pastor e amigo!

Não desista, quero orar por você: pr.jricardo@gmail.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More