sexta-feira, 27 de novembro de 2009

AS MARCAS DE UM ABENÇOADO (Gênesis 37 e 45)

Terceira mensagem da série "Aprendendo com José do Egito". Preparada para ser pregada na Congregação Batista em Bosque do Ipê em 26/11/2009

Não podemos negar que José teve sua vida marcada pela dureza, pelas dificuldades, decepções, muito mais do que pelas facilidades, no entanto, uma vida marcada pelas bênçãos de Deus. O que percebemos também é que José tem marcas, ou características, que foram usadas por Deus para abençoá-lo, e sobre elas eu gostaria de meditar nesta oportunidade.

QUAIS MARCAS NA VIDA DE JOSÉ SE DESTACARAM NO PERCURSO DE SUA VIDA ABENÇOADA?

1 – JOSÉ FOI UM HOMEM VISIONÁRIO. (Gênesis 37:19)

“’Lá vem aquele sonhador!’, diziam uns aos outros “

A VISÃO de José lhe rendeu o título de “sonhador”. Ele também demonstrou visão ao interpretar os sonhos na prisão e deixar um pedido ao chefe dos copeiros de que no momento em  que estivesse fora da prisão, lembra-se dele e rogasse por ele junto ao Faraó.(Gn. 40:14-15) No momento em que tudo parecia perdido, José acreditava no futuro e isso foi uma marca que ele manteve por toda vida, pois sabendo que a promessa feita à Abraão se cumpriria na vida do povo, deu ordens a respeito de seus ossos. (Gn. 50:25)

SAIBAM: QUANDO DESISTIMOS DO FUTURO, DESISTIMO DA VIDA.

2 – JOSÉ FOI UM HOMEM DE CARÁTER. (Gênesis 39:10)

“(...), Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus?”

José era, antes de tudo, um homem de CARÁTER. Esta marca ficou evidente quando uma mulher que tinha poder sobre ele, tentava-o como homem e o aprisionava como empregado, mas ele não deixou se envolver. Muitas pessoas no lugar de José usariam pretextos para justificar sua falta de caráter. “Se eu não fizesse, perderia o emprego”; “não tinha como resistir o assédio”. Mas nada disso justificaria o pecado.  Um dos grandes problemas da nossa sociedade é a falta de caráter, está cada vez mais difícil conceder confiança, seja as pessoas próximas, seja na urna eleitoral, seja ao sistema de segurança pública, ou aos irmãos da igreja. Muitas coisas acontecem e provam o que a bíblia diz: “Maldito é o homem que confia nos homens”, dando mais crédito ao que o homem fala do que a sabedoria de Deus, precisamos desenvolver uma atitude de caráter, onde as minhas ações não são influenciada pelo homem, pela opinnião pública ou mesmo pelas circunstâncias da vida, mais pelo Espírito Santo de Deus.

SAIBAM: QUANDO SUA PALAVRA NÃO BASTAR, É HORA DE FAZER UMA AUTOREFLEXÃO.

3 – JOSÉ FOI UM HOMEM SIMPÁTICO. (Gênesis 39:21)

“(...), concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.”

A SIMPATIA de José abria portas na sua vida, primeiro ele encontrou o favor de Potifar, depois do carcereiro e também dos próprios presos (Copeiro-chefe e Padeiro-chefe), por último ele alcançou a amizade do Faraó, quantos deviam bajular o faraó, mais foi José, homem de Caráter e de visão que com Simpatia, penetrava o coração deste homem de pedra.  Podemos concluir que José, por ser uma pessoa abençoada por Deus irradiava simpatia onde quer que fosse.

SAIBAM: QUANDO SUA PRESENÇA É INDESEJADA, É UM SINAL DE QUE VOCÊ NÃO É AGRADÁVEL.


4 – JOSÉ FOI UM HOMEM PRÁTICO. (Gênesis 40:14)

“(...), Lembra-te de mim”

Quantas vezes as oportunidades passam e nós não as aproveitamos, José ele soube APROVEITAR SUAS OPORTUNIDADES, como escravo de Potifar, trabalhou com afinco e foi promovido, como prisioneiro, fez um favor ao copeiro-chefe e não perdeu a oportunidade de pedir que se lembrasse disso. Como Governador do Egito, conseguiu um lugar para sua família, José não perdia tempo, ele era PRÁTICO.
No ultimo domingo (22/11) o Flamengo poderia se tornar o líder do Campeonato Brasileiro e garantir o sucesso, mais desperdiçou a oportunidade a agora não tem certeza se terá uma nova chance.

SAIBAM: "NÃO DESPERDIÇAR AS OPORTUNIDADES É NÃO DAR CHANCES PRO FRACASSO." (João Vitor Rocha)

5 – JOSÉ FOI UM HOMEM POSITIVISTA. (Gênesis 41:36-38)

“Esse estoque servirá de reserva para os sete anos de fome que virão sobre o Egito, para que a terra não seja arrasada pela fome.” O plano pareceu bom ao faraó e a todos os seus conselheiros. Por isso o faraó lhes perguntou: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino?”

O seu POSITIVISMO foi decisivo para o manter de pé, em tempos difíceis, ele não se frustrou, em tempos de escassez ele aguardou as bênçãos do Senhor, sempre administrando a vontade de Deus. Quem assistiu o desenho animado Lippy e Hardy?  Talvez essa frase te ajude a lembrar-se: “Oh Céus! Oh vida! Oh azar!‎”. No desenho Lippy um leão sempre ligado e Hardy uma hiena que apresentava sérios transtornos depressivos, com certeza uma bipolar.

Quando José tem acesso ao sonho de faraó e o interpreta (Gn. 41:32-36). Uma pessoa positivista e abençoada como ele, trouxe ao faraó uma palavra de ânimo, frente ao que viria de tragédia sobre o seu governo.

SAIBAM: QUE UMA PESSOA POSITIVISTA NÃO VÊ DESGRAÇA COM PESSIMISMO, MAIS PROCURA ADMINISTRÁ-LA.

6 – JOSÉ FOI UM HOMEM DE CORAGEM. (Gênesis 41:39-42)

“Disse, pois, o faraó a José: “Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você”. E o faraó prosseguiu: “Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito”. Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.”

Sua CORAGEM fica evidente no momento em que aceita administrar um grande projeto para o faraó, ele não estava em uma universidade antes do convite, ele estava na prisão, ele não tinha muitos méritos em si para a vaga, mais ele sabia que sua força e sucesso estava em Deus. O mesmo Deus que os abençoau na administração da casa de Potifar, na administração dos presos, agora seria com ele no palácio do Faraó.  Por isso Aceitou o maior desafio de seus dias, prevenir a terra para enfrentar 7 anos de fome (Gn. 41:47-57).

SAIBAM: "A CORAGEM É A PRIMEIRA DAS QUALIDADES HUMANAS, PORQUE É A QUALIDADE QUE GARANTE AS DEMAIS." (Winston Churchill)

7 – JOSÉ FOI UM HOMEM QUE DISTRIBUIA O PERDÃO. (Gênesis 45:14-15)

“Então ele se lançou chorando sobre o seu irmão Benjamim e o abraçou, e Benjamim também o abraçou, chorando. Em seguida beijou todos os seus irmãos e chorou com eles. E só depois os seus irmãos conseguiram conversar com ele.”

José perdoou seus irmãos, os mesmos homens que o agrediram e venderam, ele os perdou com toda sinceridade, a causa era tão complicada que até seus irmão duvidaram que o perdão fosse verdadeiro. Ler (Gn. 50:14-25).

SAIBAM: "A MAIS DIVINA DAS VITÓRIAS É O PERDÃO." (Friedrich von Schiller)

Conclusão: 

Vivemos um tempo de dificuldades, onde um problema sucede o outro e raramente encontramos coisas boas com facilidade. Mas se esse é o nosso tempo, se é nele que vamos seguir, precisamos fazer dele nosso melhor lugar para vive, sonha, construir, realizar, a despeito de tudo que possa propor o contrário. Para isto precisamos cultivar as marcas de uma pessoa abençoada. São marcas que não podem ser feitas na pele como uma Tattoo, mas devem ser feitas pelo Espírito Santo de Deus.

"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23)

Que Deus os abençoe sempre!

JR Matos
Seu pastor e amigo!
26 de novembro de 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More