sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Os problemas não impedem o progresso



"A chave para superar um obstáculo é manter nossos olhos na meta, não importa o que aconteça em nosso caminho." (Rick Warren)

Recentemente o mundo acompanhou a história dos 33 mineiros no Chile, um reality show no melhor sentido do termo, pois era realidade! Entre todas as histórias que se cruzaram dentro daquela mina, gostaria de destacar a história de Edison Peña. A maioria se lembra dele como o mineiro, que manteve o espírito dos outros por cantar músicas de Elvis. O que algumas pessoas talvez não saibam é que ele também correu até sete quilômetros por dia através das minas durante o calvário de 69 dias.

"Eu corri para esquecer que eu estava preso ... fiquei duas pessoas. A pessoa fraca que queriam simplesmente desistir e a pessoa que escolheu ser forte - para fugir e sobreviver. Eu escolhi para viver", Peña contou ao Jornal local.


Os organizadores da maratona de Nova Iorque decidiram convidar Edison Peña, depois de saberem que, para manter a forma na mina, corria nas galerias, 600 metros debaixo de terra, onde estava preso com os restantes companheiros.

Você pode não desejar correr uma Maratona, mas você tem outros objetivos importantes. Talvez seja para iniciar uma família, talvez seja a de crescer profissionalmente, talvez seja para atender um chamado de Deus. Mas, como Edison Peña você dever ter problemas, dificuldades e pode até dizer que está limitado a um lugar sem qualquer esperança de sucesso. Para ele, o problema era estar preso em uma mina. Para você, pode ser um colapso financeiro, o desemprego, ou até mesmo uma saúde frágil. O que eu gostaria de deixar para você, é a mensagem de que todos esses problemas não podem impedir o progresso daqueles que mantém a sua esperança em Jesus. É possível progredir com problemas. Portanto, a chave para superar um obstáculo é manter nossos olhos na meta, não importa o que aconteça em nosso caminho.

O Profeta Zacarias proferiu a seguinte mensagem ao povo de Jerusalém, um povo que estava recebendo o juízo do Senhor, estava vivendo cercada de inimigos, mais no meio de todos os pecados, tinha alguns que permaneciam com os olhos no Senhor. E para esses Deus disse pelo profeta: “Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água. Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança; pois hoje mesmo anuncio que restaurarei tudo em dobro para vocês.” Zc. 9:11-12

Não estamos esquecidos, Deus tem uma aliança com o Seu povo, essa aliança foi construída com o sangue de Jesus na cruz do calvário e toda vez que o Senhor olha para nós, o preço que ele vê é o mais alto, e por causa do sangue da Sua aliança ele vem em nosso favor e nos liberta.
O cenário apresentado pelo profeta é a de um poço sem água, ou seja, de um lugar sem esperança, sem vida, sem provisão básica. Muito parecida com a mina que o Edison Peña estava, muito parecido com as circunstância que a vida te apresenta, um lugar solitário, escuro, sem água, sem comida, e é nesse cenário de morte que Deus é a esperança da Vida. O texto disse que Deus chama para si, Ele que é a fortaleza, todos os que estão presos à esperança (Voltem à sua fortaleza, ó prisioneiros da esperança), é como se as pessoas estivessem acorrentadas a esperança, para que nada, nenhum infortúnio da vida, pudessem lhes tirar essa esperança. E a bíblia nos assegura em Romanos 5:5 “E a esperança não nos decepciona”.

Nas palavras do profeta encontramos ainda a promessa de que a restauração seria em dobro, pois Deus é abundante em seu amor e tem alegria em abençoar aqueles que depositam nEle sua esperança.

O propósito de Deus para sua vida é sempre maior do que os problemas em sua vida. E os problemas que está enfrentando agora tem um propósito eterno. Eles têm um benefício de longo alcance. Se você olhar para eles como os problemas de curto alcance, você vai ficar desanimado. Mas se você olhar para os benefícios de longo alcance, você vai ver o propósito de Deus e não desanimará.

Foi isso que o apostolo Paulo fez: “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Co. 4:16-17

Portanto, fique focado em seu objetivo. Deus tem algo grande na frente de você.

Em Cristo,
Pr. José Ricardo Matos

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More