segunda-feira, 5 de abril de 2010

DEUS, A MÚSICA, O MÚSICO, O PASTOR E A APLICAÇÃO NA VIDA DA IGREJA.

“Mas agora tragam-me um harpista”. Enquanto o harpista estava tocando, o poder do SENHOR veio sobre Eliseu, e ele disse: “Assim diz o SENHOR: Cavem muitas cisternas neste vale.Pois assim diz o SENHOR: Vocês não verão vento nem chuva; contudo, este vale ficará cheio de água, e vocês, seus rebanhos e seus outros animais beberão”. II Reis 3:15-17

Uma música sem gritaria, sem melancolia e nem tão pouco com emocionalismo, mais inspirada pelo Espírito Santo, ela nos conduz a uma verdadeira adoração.

Esta semana estava lecionando a lição de número 6 da revista “Palavra & Vida” e como parte do texto lido está um trecho onde o profeta Eliseu, faz uso da música durante um momento profético. (2 Reis 3.15). No texto o Harpista, que ao tocar seu instrumento inspirado por Deus, influenciava o profeta Eliseu para profetizar, e assim, abençoar todo um povo com a palavra viva vinda dos céus. Isso me levou a uma reflexão sobre o que tem acontecido em nossas igrejas.

Hoje existe uma falsa ideia de que “Músico” e o “Pastor” não combinam e que o ministério de música é o mais vaidoso de todos os ministérios da igreja. E coisas do tipo... Dentro deste contexto, queria relatar uma experiência aos leitores do blog.

No ano de 2007, mais precisamente em 19 de agosto de 2007, nascia a Congregação Batista em Bosque do Ipê, e como toda missão batista, começava com o mínimo necessário, um dirigente e sua esposa, um pequeno templo, uma sala de aula, uma caixa de som e dois microfones. Lembro-me que no primeiro culto, o irmão Anderson e a irmã Simone,  ambos do ministério de Louvor da Igreja Mãe, foram para ministrar o louvor naquela noite, entre os presentes tivemos outros três irmãos e dois visitantes. Um culto muito agradável, mesmo com pouca estrutura.

Nas semanas seguintes, pude contar com o Irmão Fábio, também músico da igreja, que decidiu auxiliar na Congregação, foi então com um violão e microfone que nos conduzia enquanto cantávamos nossos hinos, na maioria hinos do CC, e como Deus abençoava as vidas presentes, era sensitiva a presença de Deus em nosso meio. Bem parecido com o que fez o harpista na presença do profeta Eliseu, com apenas um simples instrumento e um coração adorador ele favorecia a presença do Senhor sobre a vida do profeta, quantas vezes me senti enriquecido pelos louvores entoados na Congregação, de forma simples, mais sempre muito espiritual.

Claro que aos poucos as coisas foram melhorando, o irmão Fábio treinou a irmã Sara para o vocal, e também conseguiu a companhia de excelente Jovens para tocar contrabaixo (aprendiz), enquanto o Fabio toca o violão (ou guitarra) e controla a bateria eletrônica. Microfones não são somente dois, esse número já dobrou. Mais uma coisa é a mesma, e acredito que isso tem sido a base. O coração humilde e adorador dos nossos músicos. Assim como o harpista, de quem não foi se quer pronunciado o nome, adorava ao Senhor com humildade e sinceridade, assim esses irmãos se dedicam para extrair o melhor e oferecer ao Senhor, fazendo da pequena congregação, uma igreja que adora em espírito e em verdade.

Louvo a Deus pela vida dos irmãos (Fábio, Sara, Jordam e Talita), levitas do Senhor no ministério que Deus me confiou.

Incentivo aos líderes, a criar uma aliança espiritual com seus músicos. Não precisamos viver como rivais, não há beleza e nem progresso nisso, invista relacionamento e discipulado nos músicos e colha os frutos para glória de Deus.

Deixo abaixo mais algumas referências, na Palavra de Deus, do poder da música através da vida de servos piedosos e fiéis cuja inspiração está em Deus.


I Samuel 16:15-23 Davi expulsando um espírito mau, que fora enviado para atormentar Saul, apenas pelo toque ungido do seu instrumento

Atos 16:25-26 - As cadeias e grilhões que prendiam Paulo e Silas são desfeitas mediante o cântico inspirado em Deus e em suas promessas

Deus abençoe os verdadeiros músicos cristãos e nossa liderança, para compreender o que essa ferramenta (música) representa para o Senhor.

Em Cristo,
José Ricardo Matos
Seu pastor e amigo!

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More