terça-feira, 25 de maio de 2010

DICA AOS CASAIS - 3º Feira



A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace. - Cântico dos Cânticos 1:2


“Aquele abraço” canta Gilberto Gil em uma música de protesto contra a ditadura quando foi obrigado a deixar o país para morar em Londres. Na canção, ele cita cidades e personalidades, conhecidas ou não, transferindo o gesto afetivo a todos. Da moça da favela, à Chacrinha (apresentador de TV famoso nas décadas de 70 e 80) ao Rio de Janeiro, à Bahia e à torcida do Flamengo.

Mas, o que é o mesmo um abraço e qual o seu significado? A socióloga Lidia Cardel, professora do Departamento de Sociologia da UFBA, diz que o abraço tem vários significados e que o maior de todos é a aceitação das diferenças. Diz ela: “Existem momentos em que um abraço vale muito mais que qualquer palavra; pode ser o símbolo de uma aceitação, de paz e de perdão. Até mesmo entre as nações, tem o significado de se estar de acordo e de superar as diferenças com uma linguagem corporal profunda”. Quanta coisa pode um abraço!

O Abraço, também é um remédio eficaz para sarar feridas no relacionamento. Casais que não se abraçam, deixam escapar um momento terapêutico e revigorante da vida a dois.

Como clamou a amada de Salomão “O seu braço esquerdo esteja debaixo da minha cabeça, e o seu braço direito me abrace”, seja essa a sua prática diária Maridos e Esposas.

Deus abençoe os casamentos!

--
Pr. José Ricardo Matos
Seu pastor e amigo.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More