segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Ecclesia reformata et semper reformanda est"

A Reforma protestante é comemorada no dia 31 de outubro, e hoje dediquei um tempo para pensar na frase “Igreja reformada, sempre se reformando”. Este é o princípio da Reforma Protestante do Século 16, nem sempre bem compreendido. Talvez essa má compreensão tenha permitidos imaginar que tal afirmação signifique uma abertura da Igreja às novidades doutrinárias e metodológicas

Mas ao mesmo tempo, não podemos deixar de refletir sobre essa afirmação da reforma, pois só uma igreja que esteja em constante reforma, poderá oferecer o evangelho puro e verdadeiro em linguagem apropriada cada geração e em diversas culturas.

Paulo, o apóstolo, aplicou esse conceito em seu ministério, sem que isso comprometesse a essência de sua pregação.

“Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele.”(1Co 9:19-23)

Reformar é necessário, e este era o lema dos reformadores, porém, é necessário entender que essa reforma não é inovação, modernização do conteúdo da fé, mas sim restauração do entendimento desse conteúdo, e isto implicam em olhar para frente compreendendo o que a relação em Cristo nos legou. Assim, a questão não se impõe com novos métodos, mas sim, com o velho método, que faz voltar à Palavra, extraindo dela aquilo que de fato ela ensina. E entregá-la em um formato compreensivo ao público que Jesus nos deu, para Paulo foram os judeus, os fracos, os sem lei, enfim todos receberam a verdade de forma compreensível e ao mesmo tempo genuína.
Cremos que a vida cristã é dirigida pela Palavra de Deus, por isso, devemos estar produzindo reforma e, acima de tudo, estarmos sendo, nós mesmos, reformados, a fim de sermos bem sucedidos. Essa foi à promessa de Deus e é o Seu desejo, conforme falou por Josué ao Seu povo: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Js 1.8).

Tendo a Bíblia como referência, possamos estar sempre nos reformando e só assim seremos eficazes na obra da evangelização, como disse Paulo: “para ganhar o maior número possível de pessoas”.

Deus nos abençoe!

Em Cristo,
Pr. José Ricardo Matos
Segunda-feira, 31 de outubro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More