segunda-feira, 10 de outubro de 2011

STEVE JOBS (POR SABER QUE IA MORRER, VIVEU)


 Na ultima quarta-feira (5/10), e até o momento, o mundo não para de comentar sobre a morte aos 56 anos do empresário Steven Paul Jobs, criador da Apple, maior empresa de capital aberto do mundo, do estúdio de animação Pixar e pai de produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad.
Idolatrado pelos consumidores de seus produtos e por boa parte dos funcionários da empresa que fundou em uma garagem no Vale do Silício, na Califórnia, e ajudou a transformar na maior companhia de capital aberto do mundo em valor de mercado, Jobs foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia. E ao longo de sua vida, colecionou frases memoráveis. Com base nessas frases, preguei uma mensagem na quinta-feira (6/10) na IB Bosque do Ipê, e vou durante essa semana partilhar essas reflexões com os leitores do blog.

POR SABER QUE ESSA VIDA É PASSAGEIRA, STEVE JOBS FOCOU NO QUE LHE INTERESSAVA.

“Nascemos, vivemos por um momento breve e morremos. Tem sido assim há muito tempo. A tecnologia não está mudando muito este cenário” (Steve Jobs, Revista Wired, fevereiro de 1996)
Essa consciência que Jobs tinha da brevidade da vida, para nós leitores da bíblia não novidade, Tiago nos falou sobre isso "Ouçam agora, vocês que dizem: 'Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro'. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa." (Tg 4:13-14)

Conviver com a ideia da morte é o que a maioria das pessoas tenta evitar, o que é um erro. Steve Jobs convivia bem com essa ideia, e no seu discurso de formatura ele deixou claro que isso é benéfico para sua vida: “Lembrar que eu estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que eu encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida. Por que quase tudo – todas as expectativas externas, todo o orgulho, todo o medo de se envergonhar ou de errar – isto tudo cai diante da face da morte, restando apenas o que realmente é importante. Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira para eu saber evitar em pensar que tenho algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir o seu coração.” (Steve Jobs, discurso durante formatura em Stanford, 2005)

Tratar a morte como algo real, nos faz aproveitar bem as oportunidades, foi isso que fez Steve Jobs, foi isso que fez o Apostolo Paulo ao enfrentar a realidade da morte sem perder o gosto pela vida, como declarou aos Filipenses: "porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!". (Fp 1:21-22)

Se a morte é um problema para você, quero te dizer que deixará de ser no momento em que você tiver certeza do lugar em que vai estar quando ela se tornar uma realidade pra você, como disse Paulo “o viver é Cristo e o morre é lucro”, pois com Cristo estaremos eternamente.

Steve e Paulo fizeram do conhecimento um estimulo para viver bem essa vida. E você o que fará desse inevitável episódio da história de todos nós?


Em Cristo,
Pr. José Ricardo Matos
http://prjricardo.blogspot.com/
Minha Vida, Impacto para a Nação



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More